DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
O tema central estabelecido pela FAO para orientar o Dia Mundial da Alimentação 2013 é “Sistemas alimentares sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional”, no propósito de ajudar na compreensão de problemas e soluções vivenciadas atualmente em termos da relação alimento – sustentabilidade.
Hoje em dia, apesar de todos os avanços alcançados pela humanidade, cerca de 870 milhões de pessoas sofrem de desnutrição crônica. Os modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o ambiente natural, ameaçando o ecossistema e a biodiiversidade que serão necessários para nosso abastecimento futuro de alimentos.
Um sistema alimentar está formado em torno de pessoas, instituições e processos mediante os quais os produtos agrícolas são produzidos, elaborados e levados aos consumidores. Todos os aspectos do sistema alimentar infuem na disponibilidade e acessibilidade final de alimentos variados e nutritivos e, portanto, na capacidade dos consumidores de escolherem dietas saudáveis. Além disso, a políticas e as intervenções relacionadas com os sistemas alimentares raramente se caracterizam tendo a nutrição como objetivo principal.
Para fazer frente à má nutrição são necessárias medidas integradas e intervenções complementares na agricultura e no sistema alimentar, na ordenação dos recursos naturais, na saúde pública e na educação, assim como no âmbitos de políticas públicas mais amplas.
Como deve ser um sistema alimentar sustentável? É possível chegar a um sistema alimentar saudável a partir da situação atual? O que deve mudar para avançarmos nessa direção?